3 sinais de alerta para a infertilidade

É errado dizer que existem sintomas que indicam infertilidade, na verdade os sintomas são sinais de algum problema ou condição que podem levar à infertilidade. A endometriose, por exemplo, pode causar infertilidade, mas os sintomas são causados pela doença. Muitos fatores podem estar ligados ao problema de infertilidade. Apesar disso, alguns sinais servem de alerta para quem está com dificuldade ou deseja engravidar no futuro:

  1. Ciclo menstrual irregular - os ciclos irregulares não determinam que a mulher é infértil, porém merecem atenção, pois indicam uma irregularidade hormonal que pode afetar o sistema reprodutor.
  2. Cólicas fortes - cólicas intensas podem estar relacionadas a endometriose, doença que pode provocar a obstrução das trompas e outras partes do aparelho reprodutor da mulher.
  3. Varizes" nos testículos - a varicocele é identificada pela presença de veias parecidas com as varizes nos testículos. Essa condição afeta as veias que levam sangue aos testículos e pode causar infertilidade no homem.

Ficar atento aos sinais é muito importante, além disso homens e mulheres devem manter hábitos saudáveis, fazer revisões periódicas e consultar um especialista caso a dificuldade de engravidar ultrapasse um ano.

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho

Comentários