Como café, cigarro e álcool interferem na sua fertilidade

A dificuldade de engravidar é um problema comum e que acaba frustrando os casais que desejam realizar o sonho de ter filhos. Uma série de fatores pode estar dificultando a gravidez e os maus hábitos também estão nessa lista.

Muitas pessoas não sabem, mas alguns hábitos rotineiros podem afetar a fertilidade. E a ciência comprovou que álcool, cigarro e cafeína podem ser a causa do problema.

  • Café: o problema aqui é o consumo excessivo. A cafeína, tão presente no dia a dia das pessoas, pode aumentar o risco de subfecundidade, um atraso maior para conseguir conceber.
  • Álcool: o consumo excessivo é prejudicial para a saúde como um todo, e de acordo com uma pesquisa realizada na Dinamarca, consumir muito álcool afeta a fertilidade masculina, podendo diminuir substancialmente a qualidade do sêmen.
  • Cigarro: fumar é um péssimo habito para a saúde! E para quem deseja engravidar não é diferente. Com centenas de substâncias tóxicas, sendo a nicotina e o alcatrão as mais conhecidas, o cigarro afeta diretamente a reprodução em mulheres e homens.

Manter o equilíbrio e uma vida saudável é importante em todas as fases na nossa vida, mas principalmente se você deseja ser pai ou mãe. Cuide da sua saúde com carinho!

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho.

Comentários