Como fazer o exame de gravidez?

Esse é um passo importante para quem está tentando engravidar ou desconfia que possa estar grávida. Por se tratar de um momento de muita emoção e ansiedade, algumas mulheres ficam com dúvidas sobre como fazer o exame.

Basicamente existem dois tipos de teste: de urina e de sangue. Os dois detectam o hormônio gonadotrofina coriônica humana ou apenas HCG, que é produzido pela placenta, ou seja, um teste de gravidez positivo é aquele que identifica a presença do HCG.

O teste de urina é aquele que pode ser comprado em farmácias, já o de sangue é realizado em laboratórios. Os testes de gravidez podem ser feitos sempre que a mulher suspeitar que está grávida. No entanto, para o teste de farmácia funcionar, ele precisa ser realizado de 2 a 5 dias após o atraso menstrual.

Outra pergunta muito frequente é: qual teste é mais confiável?

O teste mais confiável e que consegue detectar a gravidez mais cedo é o exame de sangue. Porém, se você seguir todas as orientações corretamente, o teste de farmácia também pode trazer um resultado confiável.

Além de realizar o teste, se você desconfia que está grávida, é muito importante também procurar um ginecologista e obstetra para orientá-la.

Comentários