Como saber se estou ovulando?

Essa é uma dúvida muito recorrente, principalmente entre as mulheres que desejam engravidar. O corpo humano é uma “máquina” minuciosa e perfeita. E em relação ao sistema reprodutivo feminino, não é diferente. O corpo emite sinais de que está no período fértil, etapa na qual acontece a ovulação. Se a mulher tem ciclos regulares, tem uma chance de cerca de 80% de estar ovulando.

O mais importante é conhecer e observar o próprio corpo. Por exemplo, se o ciclo menstrual é regular e com 28 dias, o período fértil começa no 12º dia contado a partir do 1º dia de menstruação. Durante o período é comum algumas mulheres relatarem sintomas, como aumenta a secreção vaginal (aspecto de “clara de ovo”), desconforto abdominal, aumento da temperatura, sensibilidade nas mamas, entre outros.

A ovulação é um processo natural, porém algumas mulheres apresentam dificuldade para ovular, como as mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e assim o desejo de engravidar acaba afetado. Para esses casos, pode ser indicada a indução da ovulação, tratamento que tem como objetivo estimular o ovário a produzir um ou mais óvulos no período fértil.

Tem alguma dúvida sobre o sistema reprodutor feminino? Mande a sua pergunta.

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho

Acompanhe nossas
Novidades