Infertilidade x Esterilidade

Muitas pessoas confundem a infertilidade e a esterilidade. Por se tratar de uma dúvida recorrente, vou explicar um pouco sobre cada uma dessas condições.

A esterilidade ocorre quando não existe nenhuma chance de algum dos parceiros gerar células reprodutoras necessárias para uma gravidez, ou seja, quando a capacidade natural de gerar filhos é nula. Para esses casos, infelizmente, não há tratamentos. Diferente da infertilidade, que geralmente é totalmente tratável.

A infertilidade é caraterizada por uma dificuldade em engravidar, devido a alterações nos sistemas reprodutores do homem ou da mulher. De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, “a infertilidade é uma doença definida pela falência em atingir-se a gravidez após 12 meses ou mais”.

As causas da infertilidade são várias, como a endometriose, problemas na ovulação e na produção de espermatozoides, por exemplo. Porém, o mais importante é ter o diagnóstico correto, para que os tratamentos, como a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação artificial, sejam indicados e resultem na tão sonhada gravidez!

Leia mais sobre todos os tratamentos!

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho.

Comentários