Mitos e Verdades sobre a Endometriose

A cada 10 mulheres, 1 tem endometriose, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença inflamatória que afeta o tecido do útero (endométrio). Confira alguns mitos e verdades sobre a endometriose:

A doença não apresenta sintomas ? Mito: A endometriose apresenta dores abdominais intensas e cólicas fortes, sendo esses os sintomas mais comuns.

Quando não tratada, pode afetar outros órgãos ? Verdade: A doença é progressiva e pode sim afetar os ovários, a bexiga e até o intestino.

Endometriose tem cura? Mito: Infelizmente a cura não é definitiva, apesar disso, existem muitas formas de tratar e controlar a endometriose de forma eficiente.

Pode dificultar a gravidez? Verdade: A endometriose pode alterar a anatomia do aparelho reprodutor feminino, causar inflamações uterinas e cistos ovarianos, podendo sim dificultar a gravidez.

Para as mulheres que já fizeram o tratamento para endometriose e desejam engravidar, porém, as trompas foram comprometidas, a fertilização in vitro (FIV) pode ser uma alternativa para alcançar o sonho de ser mãe.

Leia mais sobre a FIV

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho

Comentários