Outubro Rosa - Vamos falar sobre a saúde da mulher!

O movimento OUTUBRO ROSA é mundialmente conhecido e visa estimular a conscientização sobre a importância do rastreamento e detecção precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o ano de 2016 foram estimados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil. Esse dado reforça a importância da informação e prevenção em relação à saúde da mulher como um todo.

A realização de exames preventivos de acordo com a faixa etária é fundamental e permite a detecção precoce de diversas doenças que podem vir a ser a causa de morte caso não sejam tratadas.

Atente-se: o principal sintoma do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo/caroço na lateral dos seios, normalmente indolores.

O autoexame é importante, porém só é possível identificar quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, o que no caso, significa que ele não está mais no estágio inicial. Sendo a mamografia o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro.

Por isso, é fundamental que toda mulher após os 40 anos faça uma mamografia por ano. Lembrando que, o histórico familiar é um importante fator de risco, o que torna necessário maior controle e início mais precoce do acompanhamento. Visite o seu ginecologista!

Agende sua consulta agora mesmo online ou pelo whats: (11) 98546-7386

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho

Comentários