Parto Humanizado x Parto natural - Você conhece a diferença?

Assim como já falamos anteriormente por aqui, “parto humanizado” não é um tipo de parto, e sim uma maneira de assistência ao parto, respeitando o processo natural do parto e as escolhas da mulher.

O parto conhecido como “normal” é o resultado final, ou seja, todo parto que acontecer pela via vaginal é um parto normal. Entretanto, há algumas diferenças entre as duas nomenclaturas.

No parto normal tradicional são utilizados procedimentos e intervenções da obstetrícia clássica, considerados muitas vezes de rotina, como por exemplo: romper a bolsa das águas entre 6 e 8 centímetros de dilatação, raspagem dos pelos pubianos, jejum completo de pelo menos seis horas, lavagem intestinal, administração rotineira de ocitocina, etc...

Já no Parto Humanizado, o atendimento é centrado nos desejos da mulher, utilizando praticamente nenhuma intervenção, apenas quando se faz estritamente necessário. Além disso, a futura mamãe pode desfrutar da companhia da família em um ambiente aconchegante, caminhar, tomar banho de chuveiro ou banheira para aliviar as dores, entre outros métodos de analgesia não medicamentosa.

O parto natural é o parto que ocorre sem nenhuma intervenção, tanto cirúrgica quanto medicametosa. Isso mesmo: sem Ocitocina sintética, sem anestesia e sem episiotomia.

É importante ter em mente que cerca de 10 a 15% dos casos, a cesárea é a opção mais segura, podendo esta ser realizada de forma humanizada!

"Humanizar o parto é respeitar e criar condições para que todas as dimensões do ser humano sejam atendidas: espirituais, psicológicas, biológicas e sociais." (Largura, M.L. - 1998).

Agende sua consulta pelo whats: (11) 98546-7386

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho

Comentários