A Fertilização In Vitro (FIV) é uma das técnicas de reprodução assistida para casais que tem dificuldade em engravidar. Na FIV o processo de fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre fora do corpo (no laboratório), formando o embrião que vai ser transferido para o útero da mulher, gerando uma gravidez. Apesar de complexo, o método é bastante seguro.

Entenda o passo a passo da FIV:

  1. A estimulação ovariana hormonal, é a primeira fase e tem o objetivo de obter o maior número de óvulos possíveis para aumentar as chances de gravidez.
  2. Após essa estimulação, os óvulos são aspirados guiados por ultrassom com a paciente sedada.
  3. Nesse passo é feita a coleta do sêmen. Após a coleta, o sêmen passa por um processo de "limpeza" e uma seleção dos melhores espermatozoides.
  4. Após essa fase, os óvulos são fertilizados com o espermatozoide do parceiro ou doador em laboratório.
  5. Depois de formados, os embriões são colocados em uma estufa/incubadora, entre 48 e 120 horas, onde as condições são similares às da tuba uterina. Após esse período, os embriões que apresentarem melhor qualidade são transferidos para o útero da paciente.

Antes de todo esse processo, é preciso encontrar a causa da dificuldade em engravidar. Para chegar ao diagnóstico e ao melhor tratamento, o médico especialista em reprodução humana pedirá uma série de exames.

Agende sua consulta aqui ou pelo whats: (11) 98546-7386

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior

Comentários