Quem tem endometriose pode engravidar?

A endometriose é uma doença que atinge muitas mulheres, só no Brasil cerca de seis milhões sofrem com a doença. A endometriose é causada quando o tecido que reveste a parte interna do útero (endométrio) cresce e envolve outros órgãos fora da cavidade uterina, como as trompas e os ovários. Por isso, algumas mulheres diagnosticadas com endometriose podem ter dificuldade para engravidar naturalmente.

Apesar de dificultar uma sonhada gravidez, quem tem endometriose pode recorrer a alguns tratamentos que aumentam as chances de engravidar.

Casos leves ou moderados podem ser tratados via medicação (oral ou injeção) e também com a colocação do dispositivo intrauterino (DIU). Já para os casos avançados, pode ser indicado o procedimento cirúrgico chamado videolaparoscopia. Após o tratamento e com a doença já controlada, o médico vai analisar como estão as trompas da paciente. Caso as trompas estejam comprometidas pode ser necessário um tratamento como a fertilização in vitro(FIV).

A endometriose pode apresentar sintomas como cólica, dor abdominal, retenção de líquido, inchaço, dor durante as relações sexuais e dificuldade para urinar. Se você sentir algum desses sinais, procure o seu ginecologista!

Agende sua consulta aqui ou pelo WhatsApp: (11) 98546-7386

Clínica Gesta | Presente desde o início do seu maior sonho

Comentários