Endometriose

A endometriose consiste em uma doença que afeta cerca de 15% das mulheres em idade fértil 30% das mulheres com dificuldade para engravidar. Caracteriza-se pela presença de tecido endometrial (o mesmo tecido que reveste o interior do útero e que é expelido durante a menstruação) fora da cavidade uterina. Pode atingir qualquer parte do corpo, mas é comumente encontrada no interior do abdome próximo ao útero, ovários e tubas uterinas.

Quando as lesões de endometriose deixam de ser implantes superficiais e apresentam-se como nódulos profundos que infiltram e invadem órgãos e outras estruturas adjacentes (como, por exemplo, intestino, ovários e bexiga), recebem o nome de endometriose profunda.

O adequado tratamento cirúrgico da endometriose é realizado através da videolaparoscopia com a retirada completa das lesões e não apenas sua cauterização. Esta técnica melhora as condições de fertilidade da paciente, permitindo por vezes a gestação espontânea ou, caso seja necessário realizar tratamentos de reprodução assistida, aumenta as chances de gravidez.

Para os casos de infertilidade causada pela endometriose, deverá ser discutido com um especialista se primeiramente deverá ser feita a Fertilização In Vitro ou a cirurgia videolaparoscópica.

Conheça Nossas
Especialidades

A Clínica Gesta conta com os melhores profissionais nas áreas de Obstetrícia, Ginecologia e Reprodução Assistida, dando a melhor assistência a seus pacientes. Temos além de equipe Médica de excelência, o suporte de equipe de Enfermagem em Obstetrícia, Psicologia e Nutrição.