Reversão de Laqueadura

A Laqueadura é um método impede que os espermatozoides alcancem o óvulo na trompa impedindo assim a gravidez.

Apesar de ser um método definitivo, algumas vezes, as mulheres mudam de ideia e desejam ter mais filhos. Para isso, existem duas alternativas: cirurgia para recanalização tubárea ou a FIV / ICSI.

Casais jovens, que desejam mais de uma gravidez, tendem a optar pela reversão da laqueadura, ao invés da FIV. Porém, se a intenção do casal é a de engravidar apenas uma vez, a melhor opção é a Fertilização in Vitro.

Por fim, casais em que observamos na história clínica e nos exames iniciais algum outro fator potencial de subfertilidade vão se beneficiar mais com o uso da FIV, já que através dela poderemos corrigir também estes outros fatores. Por exemplo, em um casal cujo marido apresenta alteração seminal evidente, a reversão de laqueadura provavelmente não irá atingir seu objetivo. Do mesmo modo, pacientes com problemas de ovulação vão requerer tratamento adicional após o procedimento cirúrgico.

As taxas de sucesso da reversão cirúrgica da laqueadura tubária, quando frente a condições ideais, giram ao redor de 70-80% de permeabilidade tubária e ao redor de 60% de taxa de gravidez cumulativa, sendo os resultados equivalentes quando se considera as diferentes vias cirúrgicas.

Conheça Nossas
Especialidades

A Clínica Gesta conta com os melhores profissionais nas áreas de Obstetrícia, Ginecologia e Reprodução Assistida, dando a melhor assistência a seus pacientes. Temos além de equipe Médica de excelência, o suporte de equipe de Enfermagem em Obstetrícia, Psicologia e Nutrição.